Perguntas Frequentes

 

É possível acumular bolsas?

Resposta: Os benefícios dos Programas de Assistência Estudantil são acumuláveis com o recebimento de bolsas acadêmicas. A soma dos benefícios pecuniários da assistência estudantil recebidos pelo estudante, selecionado por meio de edital específico, não poderá ultrapassar o valor de 1,5 (um e meio) salário mínimo por estudante.

 

Como posso obter a declaração de que sou bolsista?

Resposta: Declarações de participação nos Programas de Assistência Estudantil são fornecidas a qualquer tempo, mediante solicitação presencial no SPS do campus de origem do estudante e apresentação de identificação estudantil.

As declarações específicas para participação nos cursos de línguas ofertados pelo UnB Idiomas serão fornecidas conforme as regras estabelecidas pelo próprio UnB Idiomas. Para maiores informações acesse o link: http://www.unbidiomas.unb.br .

 

É possível permanecer nos programas se eu passar por um processo de mobilidade?

Resposta: Estudantes beneficiários dos Programas de Assistência Estudantil que participarem de programas de mobilidade estudantil nacional e internacional, sem o recebimento de bolsa equivalente, poderão, mediante solicitação, receber os auxílios durante o período de vigência da mobilidade, condicionada à análise técnica da equipe da DDS.

 

É possível permanecer nos programas se eu passar por um processo de trancamento justificado?

Resposta: Os estudantes participantes dos Programas de Assistência Estudantil com Trancamento Geral de Matricula Justificado (TGMJ) serão mantidos nos Programas por um semestre, ressalvado o limite de até 03 (três) TGMJ, não consecutivos, ao longo do curso de graduação.

 

Sou calouro. Como faço para acessar os programas de assistência estudantil?

Resposta: Leia sempre os Editais. Eles contêm todas as informações e o passo a passo para o acesso aos programas. Fique atento também a todas as notícias e publicações na nossa página. Ainda tem dúvidas? Mande sua pergunta pra gente nas nossas redes sociais.

 

Gostaria de saber se o RU continuará gratuito  automaticamente para aqueles que ingressarem esse semestre com a cota de baixa renda e escola pública?

Resposta: apenas no primeiro semestre é automático a concessão do RU( gratuito) com a aquisição do número de matrícula. Para a concessão no segundo semestre, é necessário concluir o preenchimento da avaliação socioeconômica.

 

Para participar de programa da qual não fui selecionado, tenho que fazer outra avaliação socioeconômica  caso queira tentar mais uma vez ?

Resposta: Para participar do programa você deve abrir a avaliação socioeconômica ( dentro do período de abertura) e assinar o programa que deseja participar.  Se a sua situação se agravou, realize a atualização nos dados necessários.  Caso contrário, apenas marque o programa que deseja e conclua.

 

Como faço para atualizar os dados?

Resposta: Quando abrir o prazo de inscrição online na avaliação socioeconômica haverá a seguinte pergunta: Qual tipo de estudo? Você selecionará o item: estou atualizando minhas informações por ter mudado o número da matrícula ou situação socioeconômica.

 

 

Acesse a página da DDS no Facebook e acompanhe as publicações em tempo real: @ ddsunb

E-mail da DDS: sps @ unb.br