Atualização sobre o Auxílio Alimentação Emergencial

Desde o início da suspensão das atividades acadêmicas decorrentes da pandemia da Covid-29, a administração da UnB envidou todos os esforços possíveis no sentido de agilizar a solicitação da demanda emergencial de alimentação.

A partir da negociação do DAC e da DDS com representantes da assistência estudantil, propôs-se o auxílio alimentação emergencial.

Ato seguinte, foi convocada reunião extraordinária da Comissão Permanente da Ação 4002 que deliberou, no dia 26/03, a utilização dos recursos destinados ao RU para o pagamento de 2500 bolsas no valor de R$ 465,00 cada (350 bolsas a mais do que acordado inicialmente com os estudantes).

Para regular este Auxílio Alimentação Emergencial foram elaborados, e amplamente divulgados, o ATO DAC 001/2020 e o EDITAL DDS 001/2020, como é de obrigação administrativa.

Esses normativos estabeleceram os parâmetros do novo auxílio e o perfil dos estudantes a serem atendidos, além de definição do cronograma emergencial possível. 3470 estudantes se inscreveram.

Diante da situação excepcional foram estudados os diferentes cenários, foi possível atender a todos os estudantes que estavam dentro dos critérios estabelecidos, ampliando o total de auxílios de 2.550 para 3.247 (1097 auxílios a mais do que acordado inicialmente).

A folha final foi elaborada em tempo mínimo possível pela força tarefa das servidoras da DDS e do DAC, que se encontram em trabalho remoto. Ato contínuo, o processo foi encaminhado à área financeira da UnB, que também realizou os procedimentos com a celeridade possível e encaminhou a liberação dos recursos para o MEC.

Ressalte-se que ocorreram muitas inconsistências nos dados informados pelos estudantes relativos a dados bancários e pessoais (número de CPF, conta, agência, etc) que precisaram ser verificados e corrigidos um a um, mobilizando toda a equipe DDS e DAC, o que demandou tempo adicional.

Durante todo este processo, os estudantes foram informados sobre um calendário possível para a efetivação dos pagamentos pela UnB, cujos recursos dependem da liberação por parte do MEC.

A administração da UnB informa que solicitou a urgência possível e está em contato com o MEC para o que se fizer necessário.

Registre-se, por fim, que, dentre todas as universidades federais, a UnB foi a que concedeu o valor mais alto do auxílio ao maior número de estudantes possíveis.

Diretoria de Desenvolvimento Social/DDS

Decanato de Assuntos Comunitários/DAC