PROGRAMAS MORADIA ESTUDANTIL (GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO):

 

 

PROGRAMA MORADIA ESTUDANTIL - GRADUAÇÃO

 

O Programa Moradia Estudantil – Graduação tem por finalidade facilitar o acesso e a frequência do estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica ao campus universitário promovendo essa aproximação com moradia ou transporte. O Programa é voltado aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação dos campi da UnB, nas seguintes modalidades:


I. Pecúnia: concessão mensal de auxílio financeiro para moradia estudantil e aproximação ao campus, no valor de R$ 530 (quinhentos e trinta reais). Essa modalidade é voltada para: estudantes cujas famílias residam fora do DF e não possuam imóveis no DF; e estudantes residentes no DF, provenientes de regiões com acesso comprovadamente difícil ao seu campus de origem. Nesse último caso, a inclusão de estudantes com perfil compatível dependerá de:


a) Comprovação do difícil acesso, a qual poderá se dar pela observância de variáveis, tais como: incompatibilidade entre os horários das aulas e do transporte público; disponibilidade de transporte público para acesso à universidade; distância entre a residência e o ponto de acesso ao transporte, entre outras;


b) Existência de vaga na modalidade pecúnia;


c) Peculiaridades identificadas, por meio da entrevista, na rede sócio familiar do estudante, segundo avaliação da equipe técnica da DDS/DAC.


II. Vaga em apartamento na Casa do Estudante Universitário (CEU), voltada exclusivamente para estudantes provenientes do campus Darcy Ribeiro cujas famílias não possuam imóveis nem residência fixa no DF.


III. Auxílio Transporte: concessão mensal de auxílio financeiro para custear parcialmente as despesas do estudante com o transporte interestadual entre sua residência e o campus universitário. A modalidade de Auxílio Transporte é exclusiva para estudantes residentes nas cidades que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF) oriundo das cidades pertencentes aos municípios de: Abadiânia/GO, Água Fria de Goiás/GO, Águas Lindas de Goiás/GO, Alexânia/GO, Cabeceiras/GO, Cidade Ocidental/GO, Cocalzinho de Goiás/GO, Corumbá de Goiás/GO, Cristalina/GO, Formosa/GO, Luziânia/GO, Mimoso de Goiás/GO, Novo Gama/GO, Padre Bernardo/GO, Pirenópolis/GO, Planaltina/GO, Santo Antônio do Descoberto/GO, Valparaíso de Goiás/GO, Vila Boa/GO, Buritis/MG, Cabeceira Grande/MG e Unaí/MG. A destinação das vagas para essa modalidade se deve à impossibilidade de acesso integral ao passe livre estudantil do DFTRANS.

 

 

 

PROGRAMA MORADIA ESTUDANTIL - PÓS-GRADUAÇÃO

 

O Programa Moradia Estudantil - Pós-Graduação (PME-PG) visa proporcionar moradia na CEU-Pós aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica regularmente matriculados nos cursos de Pós-Graduação Strictu Sensu (Mestrado e Doutorado) que, residam fora do DF e não possuam imóveis ou residência fixa no Distrito Federal, bem como seus familiares. O PME-PG disponibiliza moradia temporária em apartamentos do Bloco K situado na Colina no campus Darcy Ribeiro, para estudantes selecionados por meio de edital específico. As vagas para esse Programa são disponibilizas de acordo com a ordem de classificação e estão condicionadas a vacâncias.


A CEU-Pós possui 18 apartamentos, distribuídos em três pavimentos (seis apartamentos por andar). Cada apartamento é destinado à ocupação de vagas por quatro estudantes, totalizando 72 vagas. O encaminhamento para a CEU/Colina é realizado pela DDS e o acolhimento é feito pelo administrador da Casa, que realiza reuniões com os novos moradores, visando à integração entre estes. Em 2015, 34 novos estudantes foram acolhidos nos apartamentos.